Qual o preço da reputação?
- Eduardo L. Lozano de Campos
- 11 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Não há dúvidas que o objetivo principal de todo funcionário dentro de uma organização é oferecer da melhor forma o seu trabalho para que o mesmo seja convertido em resultados beneficiando os acionistas da empresa e, em troca, recebe-se uma gratificação (salário) pelo feito atingido. Grande parte das pessoas tem suas vidas condicionadas a ciclos como: trabalhos, fornecimentos, compras e investimentos, tais variáveis consequentemente influenciam na geração de resultados das empresas envolvidas neste ciclo. É simples pensar que para o perfeito funcionamento deste sistema, ou seja, o ponto ótimo, poderia ser a conhecida expressão “bom negócio”, uma vez que englobaria o melhor resultado possível e bom para ambas as partes. Assim, a reputação de uma organização está diretamente vinculada ao seu resultado, logo, seu resultado dependerá exclusivamente da satisfação dos seus clientes.
Conhecidas como Metanacionais, muitas dessas organizações possuem faturamento maior do que o PIB de muitos países. É o caso do Wallmart, um dos grandes exemplos de poder, a empresa apresentou lucro de R$1,78 trilhões (US$ 486 bilhões) por ano, superando o PIB da Áustria, igual a R$ 1,47 trilhões (US$ 403,8 bilhões). Fonte: Portal R7. Observe que de fato as grandes corporações são realmente as responsáveis pela movimentação mundial das economias. Note que mudanças dentro de organizações, quando percebidas, movimentam imediatamente o preço de suas ações no mercado, isso ocorre porque o anuncio da saída de um CEO por exemplo, pode gerar desconfiança a respeito de mudanças na direção dos negócios da empresa até então estabilizados ou não na opinião dos atuais acionistas.
Se a reputação é variável dependente dos resultados da empresa, logo a reputação é construída através de confiança e crença na qualidade dos produtos oferecidos, então, conclui-se que os riscos para crises e suas tratativas devem estar contidos neste conjunto, gerando impacto importante no quesito reputação.
A reputação é o item mais importante de uma companhia, possui potencial elevado, deve ser lembrada diariamente e principalmente compreendida por todos os colaboradores como principal ativo, mesmo que considerado por muitos um bem intangível.
Pontos fundamentais para garantir a boa reputação:
Siga todos os procedimentos, eles foram feitos para instruir a forma correta e segura de trabalho, bem como atingir a Qualidade esperada.
Mantenha o plano de gerenciamento de crises e análises de riscos sempre atualizados.
Trabalhe como se tudo que faz ou diz dentro da empresa, fosse público.




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