top of page

O IMPACTO DAS CRISES NA LIDERANÇA

  • Eduardo L. Lozano de Campos
  • 5 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

As crises têm um impacto sobre a liderança de qualquer organização que enfrente uma situação adversa.

A única maneira de resolver uma crise com sucesso evitando manter a liderança sob estresse, é entender de forma antecedente os impactos das crises nos negócios e na liderança da organização.

O primeiro impacto da crise na liderança inclui a tensão, pressão e o estresse que ela coloca em seus governantes. Os líderes são expostos em situações estressantes e em ambientes tensos de tal forma que sofrem ações oriundas do estresse, como tensão física, mental e psicológica. O efeito disso é que há um impacto direto na tomada de decisões, tornando-as muito pobres ou erronias, pois mesmo as menores decisões em uma organização feitas sob tais circunstâncias podem levar a efeitos muito negativos de grandes proporções.

As crises têm como uma de suas principais características a velocidade de ocorrência, o que deixa pouco ou nenhum tempo para considerar fatos diferentes na tomada de decisões; também há muito pouco tempo para consultar outros líderes para uma resposta mais sensata. A ausência das pessoas certas em termos de experiência e habilidade poderia fazer com que a liderança de uma organização e a própria organização em geral tivessem um contratempo nas condições normais de operação, mas esse efeito durante uma crise causa uma acentuação exponencial dos problemas. Ter tempo para consultar as pessoas certas, considerando também o fator “surpresa”, antecipadamente, pode ajudar a manter uma liderança bem-sucedida mesmo em casos de crises.

Além disso, como a maioria das organizações dificilmente está preparada para lidar com crises, a hierarquia na empresa específica ou instituição governamental pode representar um desafio para uma resposta rápida quando há uma crise e até mesmo atrapalhar o processo de recuperação. É muito importante para toda organização adotar o aspecto da flexibilidade em sua estrutura a fim de garantir seu sucesso, tanto em condições normais de operação quanto em caso de crise.

A ocorrência de uma crise em uma determinada organização vai certamente chamar a atenção da mídia, que estará muito ansiosa para relatar e apontar os erros da empresa que causou aquela crise. A situação estressante e a crise podem ser amplificadas pelos holofotes que a mídia colocará, ou seja, a exposição de fatos com extrema transcendência que dependem de boa articulação em suas respostas para a situação ser conduzida com sucesso. Subestimar a importância da simplicidade também é fundamental, pois soluções complexas de liderança para qualquer crise tornam improvável que uma solução produza um resultado bem-sucedido.


 
 
 

Comments


Entre em Contato

llcampos@uol.com.br

  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2016 por Eduardo Luiz Lozano de Campos

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page