A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE QUALIDADE PARA A GESTÃO DE CRISES
- Eduardo L. Lozano de Campos
- 23 de abr. de 2017
- 1 min de leitura

Embora possam parecer temas distintos, as crises estão mais propensas dentro de uma organização quando os sistemas de qualidade não estão funcionando próximos dos seus pontos ótimos.
Apresento um diagrama de controle, muito utilizado em sistemas de engenharia e conhecido como sistema de malha fechada, tal termo deve-se ao conceito, onde, para toda entrada e ação do processo, existe um resultado final de saída que é apresentado como um feedback (malha fechada). O objetivo do sistema é ajustar os erros da saída através de um controlador (Garantia de Qualidade) em busca do ponto ótimo, sempre minimizando as diferenças até atingir o sistema perfeito.
Observe que o bloco “multiplicador de crises” encontra-se na saída do erro, ou seja, quanto maior for a diferença entre o procedimento nominal e o processo real, haverá maiores riscos para geração de crises.
Se pensarmos em uma analogia simples, uma organização alimentícia que não esteja seguindo seus procedimentos corretos/ótimos de operação na fabricação de seus produtos, estará sujeita a maiores erros, ou seja, produtos errados no mercado, fora das especificações, podem trazer prejuízos aos seus consumidores e resultar em crises para a imagem desta organização.
Comments