top of page

FORBES - DICAS DE OURO PARA O GERENCIAMENTO DE CRISES

  • Eduardo L. Lozano de Campos
  • 25 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

A Forbes publicou no último dia 20 de Junho em seu site, algumas dicas de ouro a respeito do gerenciamento efetivo de crises, desenvolvidas por seus membros conselheiros. Abaixo, descrevo as principais, onde a maioria enfatiza o pilar de gestão / comunicação.

1. Esteja preparado:

Ninguém quer estar no centro de um escândalo, mas se movimentar sem estar preparado para lidar com a crise, levam as coisas de mal a pior. Antecipe cenários de crises potenciais e estabeleça protocolos internos para lidar com eles. Antes de uma crise atingir, descreva quem precisa ser notificado, seu processo de revisão interna e as pessoas autorizadas a falar em nome da organização publicamente

2. Tenha atos de responsabilidade:

Não tente encobrir a crise, principalmente de órgãos públicos, isso só irá piorar o dano. A situação de crise deve ser assumida de forma responsável e administrada com reações imediatas e feedbacks diretos e objetivos.

3. Pró atividade, transparência e responsabilidade:

O gerenciamento da reputação é o mais importante e pode ser facilmente perdido. Os princípios de qualquer comunicação de crise deve ser pro-atividade, transparência, reconhecimento dos incidentes e pedido de desculpas.

4. Aproximar-se da história:

Adiantar a verdadeira história do ocorrido é a grande estratégia.

5. Estar pronto para a reação das mídias sociais:

Tenha planos para respostas efetivas, ou seja, que possam esclarecer de forma clara os fatos questionados, além disso, apresente evidências de ações eficientes.

6. Lembrar-se que certas crises envolvem o fator humano:

Respostas afetivas e compartilhamento de políticas existentes ou que serão implementadas para que o incidente não ocorra novamente, é o caminho correto a seguir.

7. Monitorar, planejar e comunicar:

Manter a equipe gerenciadora da crise em alerta máximo, monitorando picos de negatividade e atuando no plano de crises bem versado para responder de forma proativa.


 
 
 

Commentaires


Entre em Contato

llcampos@uol.com.br

  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2016 por Eduardo Luiz Lozano de Campos

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page