FORBES - DICAS DE OURO PARA O GERENCIAMENTO DE CRISES
- Eduardo L. Lozano de Campos
- 25 de out. de 2017
- 2 min de leitura
A Forbes publicou no último dia 20 de Junho em seu site, algumas dicas de ouro a respeito do gerenciamento efetivo de crises, desenvolvidas por seus membros conselheiros. Abaixo, descrevo as principais, onde a maioria enfatiza o pilar de gestão / comunicação.
1. Esteja preparado:
Ninguém quer estar no centro de um escândalo, mas se movimentar sem estar preparado para lidar com a crise, levam as coisas de mal a pior. Antecipe cenários de crises potenciais e estabeleça protocolos internos para lidar com eles. Antes de uma crise atingir, descreva quem precisa ser notificado, seu processo de revisão interna e as pessoas autorizadas a falar em nome da organização publicamente
2. Tenha atos de responsabilidade:
Não tente encobrir a crise, principalmente de órgãos públicos, isso só irá piorar o dano. A situação de crise deve ser assumida de forma responsável e administrada com reações imediatas e feedbacks diretos e objetivos.
3. Pró atividade, transparência e responsabilidade:
O gerenciamento da reputação é o mais importante e pode ser facilmente perdido. Os princípios de qualquer comunicação de crise deve ser pro-atividade, transparência, reconhecimento dos incidentes e pedido de desculpas.
4. Aproximar-se da história:
Adiantar a verdadeira história do ocorrido é a grande estratégia.
5. Estar pronto para a reação das mídias sociais:
Tenha planos para respostas efetivas, ou seja, que possam esclarecer de forma clara os fatos questionados, além disso, apresente evidências de ações eficientes.
6. Lembrar-se que certas crises envolvem o fator humano:
Respostas afetivas e compartilhamento de políticas existentes ou que serão implementadas para que o incidente não ocorra novamente, é o caminho correto a seguir.
7. Monitorar, planejar e comunicar:
Manter a equipe gerenciadora da crise em alerta máximo, monitorando picos de negatividade e atuando no plano de crises bem versado para responder de forma proativa.
Commentaires