Gestão de Riscos X Gestão de Problemas X Gestão de Crises
- Eduardo L. Lozano de Campos
- 25 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

O diagrama apresentado aponta as diferenças entre as gestões conforme as ocorrências e suas evoluções. Abaixo, há uma correlação com os pilares da crise. Assim, nota-se que um plano completo de prevenção e gerenciamento de crises, deverá ser elaborado através da junção da gestão de riscos, problemas e finalmente crises.
O diagrama mostra um divisor importante, que pretende simular o muro de uma organização, isto é, exemplifica que a crise ocorre quando os acontecimentos negativos chegam ao ambiente externo, logo, a seta que representa a imagem, começa então a ser afetada de maneira negativa.
Correlacionando as gestões com os pilares de crises, temos:
Gestão de riscos/Planejamento/Prevenção/Legalidade: A Gestão de riscos é um tema hoje aplicado como um dos primeiros passos para um novo projeto, inclusive mencionado em normas como a ISO (ISO 31000). Um plano para gestão de riscos, contempla a prevenção de sistemas, processos e equipamentos, já a legalidade das operações, apresenta os acordos com as legislações estipuladas para tal processo.
Gestão de problemas/Prevenção/Legalidade: A Gestão de Problemas é a forma como a organização deve estar preparada para solucionar situações indesejadas ou emergenciais. A figura mostra que a gestão de problemas poderá atingir o ambiente externo, por exemplo se imaginarmos um caso de um incêndio interno. Paralelo a gestão de problemas, a prevenção poderá ser capaz de estancar o problema de maneira mais rápida, uma vez que planos preventivos podem prever equipamentos e processos preparados para atuar no combate. A legalidade também procede de maneira paralela a essa gestão uma vez que as organizações cumpridoras de suas obrigações, terão mais facilidade para comunicar o ocorrido como um fato acidental e muitas vezes fora do previsto de suas obrigações, por exemplo, no caso do incêndio, a queda de um balão. Veja que a prática de soltar balões é ilegal, logo, o resultado dessa ação, não faz parte das obrigações legais da organização no combate a incêndios.
Gestão de crises/Gestão/Legalidade: Novamente nota-se que a gestão de crises atua somente quando a situação indesejada ultrapassou os limites da empresa, ou seja, é o momento em que devem ser apresentados os planos já discutidos através dos pilares anteriores. A legalidade também faz parte da gestão de crises, onde terá muita importância quando apresentada em resposta aos fatos negativos.
A legalidade é o único pilar que acompanha todas as gestões, o intuito é mostrar a importância de uma organização em manter-se dentro das normas e leis definidas para suas operações. Tanto as leis quanto as normas, são criadas baseados em fatos já previstos ou ocorridos anteriormente, onde identificaram-se possibilidades de falhas.
Comments