top of page

O que faz um bom líder de crise?

  • Eduardo L. Lozano de Campos
  • 5 de dez. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de dez. de 2019


Um líder de crise pode ser definido como um gerente altamente especializado e habilidoso, com capacidade para interligar seus conhecimentos técnicos com habilidades de colaboração, gestão e solução de problemas em situações difíceis, como por exemplo durante uma crise. Um líder de crise também é bom em orientar e envolver todos de sua equipe em situações difíceis, para que os objetivos da organização sejam alcançados, mesmo em questões desafiadoras.

Os líderes de crises mais eficazes têm a capacidade e facilidade de se comunicarem efetivamente com suas equipes, eles tendem a ser articuladores, incorporadores e persuasivos em seus discursos, além de bons ouvintes e despertos a curiosidades. Tais habilidades faz com que tenham a aptidão de encarar uma situação difícil em diferentes perspectivas.

Líderes gestores em crises, tem também a característica de aplicar a experiência adquirida ao longo de anos de prática, mesmo em tempos de crise, com tranquilidade. As operações de recuperação e os planos de contingência de diferentes organizações só podem ser entendidos através da experiência, e essa é uma ferramenta eficaz na recuperação e no aprendizado bem-sucedido de crises.

Bons líderes de crises precisam ser capazes de sempre manter uma atitude positiva. Isso significa que eles são aptos em boas habilidades de gerenciamento quando há limitações de tempo, altos níveis de tensão, estresse e estruturas de decisão consideradas inadequadas, para executar as tarefas que vão além das tarefas cotidianas do trabalho. A atitude correta ajuda os líderes de crises a manterem disposições positivas, mesmo em tempos difíceis. Assim, líderes de crises, são vistos como pessoas estáveis e tranquilas para cumprir com êxito os objetivos da organização, independentemente das circunstâncias.

Um líder de crise eficaz também possui a qualidade de facilitar sugestões e conselhos de outras pessoas, além de envolver todos os membros da equipe, especialmente os especialistas, na tomada de decisões. Além disso, uma vez que, mesmo após uma crise, a organização nunca possa voltar a comandar a mesma participação de mercado que fazia antes do ocorrido, um bom líder de crise vê uma oportunidade diante da circunstância negativa e geralmente planeja estratégias de marketing que moverão a participação de mercado de uma maneira diferente.

É fato que a crise coloca os líderes em situações que eles nunca haviam experimentado antes. Isso significa que os líderes não têm necessariamente todas as respostas esperadas. A razão pela qual eles pedem a opinião de especialistas em uma crise é justamente porque eles não passaram por aquela crise antes e terão que correr o risco de acreditar que a decisão que optaram por implementar algo será bem-sucedida. Essa decisão nem sempre será necessariamente 100% correta, mas se bem articulada, com planos alternativos, pode ser ajustada para minimizar a crise em questão.

Por fim, é importante que um líder admita seus erros, especialmente para as partes interessadas, caso a decisão não seja efetiva, mesmo após todos os planos colocados em prática.


 
 
 

Comments


Entre em Contato

llcampos@uol.com.br

  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2016 por Eduardo Luiz Lozano de Campos

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page